DD - Sobre a Empresa e o Projeto
00 - Qual é hoje o negócio da Coco Verde?
R - No Rio de Janeiro, são mais de 400 toneladas diárias de coco verde depositadas nos lixões. Seu tempo de decomposição é superior a 12 anos .Em grandes cidades é um grande redutor da vida dos aterros sanitários.
Para cada 250 ml de água de " coco verde " 1 kg de lixo é gerado.
Ao perceber esse problema, a empresa Coco Verde , distribuidora da fruta instalada no Rio de Janeiro, dedicou 4 anos à pesquisa e estamos a dois anos comercializando os produtos . O resultado está na técnica inovadora e única (sem látex) que transforma o coco verde em vasos, placas, palitos, material para revestimentos térmicos e acústicos, além da produção de artefatos para decoração. Com a destinação ecologicamente correta do resíduo, a Coco Verde descobriu uma solução para a problemática do xaxim. Os artefatos reciclados substituem totalmente o xaxim com inúmeras vantagens.
01 - O que é Projeto Coco Verde e qual o seu objetivo?
R - A 6 anos atrás pensamos muito qual o nome a dar ao nosso projeto profissional que era descobrir um uso para o lixo gerado pela empresa que vendia e engarrafava água de coco. Já que para nós era um projeto e o tema era coco passamos a chama-lo de " Projeto Coco Verde". Estamos ainda no inicio e muito temos a fazer.
Atualmente o País tem 57.000 ha. plantados com coco verde o que gera aproximadamente (dois milhões de toneladas) 2.000.000 toneladas de lixo ano.
Definimos como um projeto sustentável = Economicamente Viável - Socialmente Justo - Ecologicamente correto
02 - O que é possível fazer com o matéria prima derivada do coco?
R - Não podemos esquecer que são dois tipos de coco: verde com o qual nós trabalhamos e seco ou maduro que é muito utilizado nas industrias principalmente na região Nordeste e Países da Ásia.
Os produtos listados levam em conta coco como um todo.
Adubo orgânico, substratos, capachos, tapetes, cobertura ou forração, elementos filtrantes, briquetes, biomassa, artefatos para paisagismo, geotextil, carvão para queima, carvão ativado para industria química, placas e painéis para construção civil e moveleira, material acústico e térmico e a lista seria muito grande caso listássemos todos os produtos.
Podemos perceber que há campo para muitas empresas em diversos setores. Todos tendo como matéria prima o coco.
03 - Esse projeto tem um forte apelo social e ambiental. Explique melhor essa questão.
"Nos primeiros seis meses deste ano, foram vendidos no largo 11,7 milhões de cocos, com um faturamento de R$ 5,8 milhões. Os compradores são camelôs, donos de quiosques, lanchonetes e mercados." - Jornal da Tarde - Domingo, 25 de novembro de 2001.
Estes 11,7 milhões de cocos em São Paulo capital representa mais de 15 milhões de kg de lixo. O equivalente a mais de 1.500 caminhões de coleta.
"Uma tonelada dia de lixo de coco verde cria 6 empregos diretos."
04 - Vocês tem parcerias no Projeto?
R - Nossos parceiros são nossos clientes e fornecedores. Somos o que podemos chamar de autodidatas pois todo projeto foi desenvolvido fora das esferas acadêmicas e governamentais .