AA - Artefatos
00 - Bom dia, gostaria de obter mais informações sobre os produtos coco verde.
R - Prezado para solicitar qualquer tipo de informação será obrigatório o envio de seus dados completos, como: nome completo, cidade, ramo de atividade, telefone para contato e qual seu interesse especifico. Sem isto não é possível informar dados sobre nossa empresa, dados comerciais ou técnicos do produto. Sugerimos que inicialmente baixe o SLIDE SHOW e também consulte o SAIBA MAIS.
01 - A Filtragem e absorção: Quanto de água os produtos retêm e / ou absorvem? Este número pode ser em percentual?
R - Os artefatos são totalmente permeáveis, verdadeiras peneiras. No caso dos vasos a água será retida em função do substrato a ser utilizado e o excesso desta água será escoado sem prejudicar as raízes. Ver mais sobre drenagem, aeração das raízes.
02 - É necessária utilização de prato?
R - No caso de uso interno é praticamente obrigatório, em uso esterno é apenas uma opção, mas acreditamos que a estética é prejudicada com pratos em uso externo. Veja mais clicando aqui. No caso de ser usado como cachepot ou arranjos não é necessário prato pois ao contrário do Xaxim ele não solta sujeira.
03 - Os produtos se mantêm consistentes após serem submetidos à água constantemente?
R - Este é um dos grandes diferenciais de nossa tecnologia em relação as outras. Totalmente resistente a água.
04 - Os produtos com o tempo perdem a forma?
R - Mais um grande diferencial de nosso produto é não deformar caso seja usado corretamente. É fisicamente rígido e muito resistente.
05 - Qual a vida útil?
R - Esta é a pergunta mais difícil de ser respondida e não só para nosso produto mas para qualquer produto natural, vegetal ou orgânico, vai depender muito a que meio ele é exposto, agressivo ou não. Comparado ao látex, 5x mais.
No geral podemos dizer de 3 anos a 20 anos. No caso de ser usado em plantas secas ou artificiais é praticamente infinito. Realmente este é um questionamento que terá uma resposta para cada tipo de aplicação. O que podemos garantir é uma durabilidade superior ao xaxim e muito maior a produtos de fibra de coco com látex.
Para que me entendam exemplificamos: Qual a validade de uma fruta como a maçã? As variáveis seriam: As mesmas são conservadas em geladeira ou fora dela? Com clima quente ou clima frio?
No nosso caso, também temos variáveis. Em plantas artificiais por não ser um meio agressivo sua duração será de décadas. Pela importância da pergunta, e pela freqüência da mesma, o que demonstra que os interessados buscam um produto confiável e com significativa durabilidade, pesquisamos os sites na internet, de outros fabricantes de artefatos de fibra de coco no Brasil e em outros países e não encontramos menção sobre este tema. O que podemos afirmar é que o nosso produto já foi submetido aos mais variados testes e exposto às possíveis situações de agressão, tendo o mesmo se mantido estável. É muito delicado e estamos tendo a coragem de abordá-lo.
06 - Gostaríamos de explorar alguns nichos de mercado e gostaríamos de sugestões.
R - Sugestões para explorar o mercado: bazar de presentes, pet shop, supermercados, home center, agropecuárias, quiosques de plantas, CEASAS, gardens, produtores, decoração, paisagismo, designer floral, arranjos de plantas artificiais, lojas de plantas na internet, loojas de artesanato, e ou como insumo.
07 - O produto sofre alguma reação quando utilizado fertilizante ou vermífugo nas plantas?
R - Não. Por esse motivo, costumamos definí-lo como um produto fisicamente estável e quimicamente inerte.
08 - Existe alguma planta com o qual o produto não pode ser utilizado?
R - Não. É o ideal para qualquer planta. Na verdade arriscaria a dizer que por ser uma verdadeira peneira e com isto vamos ter uma drenagem, aeração das raízes e controle de temperatura do substrato, totalmente resistente a água, permanecendo rígido mesmo em contato com água. Diria que é o único vaso recomendado para qualquer planta sem restrição e com este benefícios.
09 - O produto pode ser utilizado diretamente fora de casa?
R - Sem a menor dúvida. Veja mais clicando aqui.
10 - A cor do produto muda com o sol, sombra?
R - Por ser orgânico e caso sofra ação do tempo, sol e chuva, pode com o tempo evoluir e sofrer oxidação lhe dando uma aparência mais escura. Neste estágio, estará incorporado ou envolto por plantas.
11 - Os produtos maiores necessitam algum suporte como vemos nos produtos da China?
R - Não. São fabricados para serem facilmente suspensos sem gastos exagerados. Veja mais clicando aqui.
12 - Poderia explicar de forma resumida o processo de elaboração dos produtos?
R - Nossos PRODUTOS são processados com matéria prima retirada da casca dos cocos verdes consumidos na cidade do Rio de Janeiro. Lixo urbano que é transformado em PRODUTO, com características de substituir uma Samambaia-Açu que está em extinção e com isto gerando um grande número de empregos. Consideramos um exemplo como atividade sustentável.
13 - Por que vocês destacam o Coco Verde como matéria prima?
R - No momento, é de nosso conhecimento que somos os únicos a trabalharmos nesta atividade utilizando coco verde, que é considerado lixo e no nosso caso é lixo urbano (saiba mais), os outros produtos são fabricados a partir da fibra do coco maduro que não é lixo e sim biomassa, pode ser queimado em caldeira. Em todo o mundo os artefatos de fibra são a base de coco maduro pois é mais barato de ser produzido e fornece uma fibra mais longa e tem mercado garantido, principalmente para exportação. No quesito matéria prima não há proteção de patente e qualquer pessoa pode vir a processar. Não existe equipamentos no mercado e tudo deverá ser desenvolvido pois não vendemos os equipamentos para esta função.
Com a divulgação dos benefícios da Água de Coco em relação a saúde, é previsível o aumento brutal deste resíduo em grandes centros e em todo litoral de nosso país que é de mais de 8.000 Km. E Em se tratando de responsabilidade social e preservação do meio ambiente, nossa empresa está cumprindo duplamente sua parte. Primeiro quando oferece um produto que substitui com inúmeras vantagens o uso do xaxim, segundo quando retira do meio ambiente e processa adequadamente um resíduo sólido que até então era considerada uma carga poluidora. Com nosso processo existe uma real criação de emprego e não uma simples transferência. Veja mais clicando aqui.
14 - Vocês falam em tecnologia única. Mais alguém tem estes tipos de produtos?
R - Não. Somente a Coco Verde RJ utiliza esta tecnologia. Há 6 anos iniciamos a pesquisa do que fazer com o lixo gerado pelo coco que era distribuído aos nossos clientes que vendiam água de coco em carrinhos na cidade do Rio de Janeiro.
Após muita pesquisa descobrimos a possibilidade de utilizar um mix de aglutinantes naturais e passamos a simular como melhor utilizar esta mistura. Resultado de vários testes de laboratório e de campo nos levou a fabricar inicialmente vasos e percebemos que os mesmos com alguma melhoria poderiam não apenas ser um novo produto decorativo mas também substituir o xaxim. Continuamos o desenvolvimento e testes de campo e chegamos a uma linha completa e bem superior ao xaxim. Na verdade a linha de produtos se tornou uma das aplicações. Hoje vemos nosso produto ser utilizada em várias outras funções. Mas voltando a sua pergunta é uma tecnologia única porque ao unirmos duas matérias prima e criar um novo produto tivemos condições de pedir registro de patente. Como estávamos descapitalizados devido ao gasto excessivo com o desenvolvimento de todo o processo, procuramos o nosso fornecedor do aglutinante e o convidamos para ser sócio no registro da patente ficando por conta do mesmo arcar com os custos e em contra partida nos fidelizava na compra do insumo.
15 - Sabe como é o Brasil, logo todos vão estar com o mesmo produto e vocês terão de baixar os preços.
R - Achamos difícil pois alem de patenteado, contamos com a parceria de nosso associado na patente que no momento é o único a produzir o aglutinante para o produto final e temos acordo formal de sermos os únicos a utilizar para fibra de coco. Caso contrário não teria lógica te-los convidados para serem parceiros na patente. Estamos bem protegidos pois ao contrário de outros produtos, não é qualquer fundo de quintal que pode produzir este insumo. Somente grandes corporações poderão produzir e estas tem muito a perder caso tentem burlar as leis ou mesmo quebra de acordo.
16 - As placas ao serem acopladas a parede para formação de painel vertical passam umidade a parede?
R - Sim é possível mas pouco provável. Como os vasos, as placas são porosas o que também lhe confere propriedades de permitir plantar diretamente nela orquídeas e bromélias. No caso de serem usadas na vertical não temos noticia de ter criado bolor ou qualquer outra coisa entre a placa e a parede.
Uma parte dos paisagistas usa direto, outra parte impermeabilizam a parede com tinta ou manta asfáltica. Outra opção é a utilização de treliça de madeira, que deixa um espaço entre a parede e as placas, facilitando a manutenção, desenvolvida especialmente para esta função pela empresa Reysol.
Nossa sugestão é formar um fundo com placas e sobrepor com os vasos de parede, desta forma será mais econômico e terá um acabamento perfeito.
17 - Qual a vida útil do produto?
R - Depende de sua utilização e o meio em que é exposto (mais ou menos agressivo). Em plantas artificiais deve durar décadas, já em contato direto com adubo orgânico em excesso e com teor de umidade alta que na prática não se encontra dura mais de 3 anos (ver número 05).
18 - Vocês vendem correntes e pratos para os vasos?
R - Não vendemos acessórios, pois estamos focados na produção dos produtos da fibra do coco e incrementando a produção para atender a demanda do mercado, que é muito grande e não queremos perder o foco. Estas correntes e pratos são encontrados com muita facilidade em várias lojas como: supermercado, gardens, etc,.
19 - Ref. Vaso de Parede Número 13 as medidas da placa (abaixo da referência) não coincidem com as medidas do vaso (as medidas da placa são menores que as do vaso). Presumo que a placa deveria ser 54 cm x 4 cm x 54 cm. Por favor confirme.
R - O vaso é montado com a placa atravessada. (Veja mais aqui)
20 - Ref. Ninho Médio (com 10g de fibra) - Com 10g de fibra? Estas 10g de fibra estão incluídas nas 150g de peso unitário do ninho?
R - Sim está considerado a embalagem (saquinho) e a fibra, aconselhamos a colocar a fibra em outra extremidade da gaiola pois o pássaro gosta de preparar sua própria forração.
21 - Estou em dúvida quanto às dimensões dos vasos de parede. Cada um parece ter duas medidas diferentes. Por exemplo, a 06 tem (40 x 40 x 4 cm) logo abaixo e 40 x 13 x 20 na coluna das medidas. Como decifro?
R - A primeira medida é a da placa no qual o vaso foi montado e a outra medida é a largura total da placa com o meio vaso montado.
22 - Os vasos de fibras de coco tem nutrientes naturais, como os vasos de xaxim?
R - Não. Suas características físicas é que são superiores.
23 - Existe alguma restrição (ou possível restrição) à sua comercialização?
R - Não. Zero restrição.
24 - Existe algum problema de acidez?
R - Fisicamente estável e quimicamente inerte. Para demonstrar estas característica baixe o SLIDE SHOW e poderá ver fotos de aquários (Clicando aqui) com placas nossas plantadas com plantas aquáticas e peixes dentro. Nada melhor para expor na prática as característica de nossa tecnologia na fabricação dos produtos.
25 - Eu gostaria de receber material em outros idiomas pois gostaria de enviar para outro país.
R - Você pode acessar nosso release em inglês ou francês.
26 - Existe a possibilidade ao embalar os vasos de colocar os menores dentro dos maiores para aproveitamento do espaço e economizar com frete?
R - Sim, é possível, mas preferimos tratar caso a caso pois muitos clientes não podem receber itens misturados.
27 - Vi no supermercado Extra vasos de fibra de coco bem mais baratos. Eles são brancos e um pouco moles. Não acha seus produtos caros?
R - Estes vasos que você viu já existem há várias décadas, e no Brasil, estão tentando voltar ao mercado na carona da proibição do xaxim. São normalmente a base de látex
Os nossos vasos são fabricados com uma tecnologia diferente e inovadora, sendo otalmente resistentes a água. Já os que possuem látex, não (borracha branca).
Nossos produtos são normalmente 3 vezes mais grossos, pois nos preocupamos em oferecer um produto resistente e visualmente compatível com o que as pessoas estão acostumadas, por exemplo, o xaxim.
Os vasos mais brancos que são com látex tem um cheiro característico de borracha, o que dificulta seu uso em ambientes fechados, pois seu cheiro toma conta do ambiente. Em ambiente externo, na chuva por exemplo, eles desmancham. Sua vida útil é muito curta.
O que comprova a diferença entre o nosso e os de látex é que temos uma linha completa de PRODUTOS como: placas, vasos de parede, tutores e vasos grandes, pois são rígidos. Já com látex é possível apenas fabricar vasos pequenos, pois não se sustentam. Quando feitos em grandes formatos, necessitam de estrutura metálica.
28 - Como biólogo e ambientalista fico muito feliz com iniciativas como esta. Gostaria de saber se as placas podem servir de substrato para plantas tipo Hera, para a construção de muros verdes. Caso seja positiva a resposta, como se faz para fixá-las no muro? É necessário a impermeabilização do muro? É por que eu gostaria de poder construir esse tipo de muro em minha casa, mas sei que a umidade estraga o muro, por isso venho buscando alternativas para o meu intento... será que o coco pode ser esta alternativa?Gostaria de um esclarecimento dos senhores Mesmo assim, parabéns pela benéfica iniciativa.
R - Sim as trepadeiras em geral se comportam muito bem na superfície da fibra de coco a exemplo da utilização como tutores com o plantio de filodendros.
A fixação pode ser com parafuso e bucha , quanto mais exposto ao sol mais parafusos devem ser colocados para as placas não trabalharem. Não tenha dúvida de que o coco é o substituto integral do xaxim e posso afirmar que com muitas vantagens.
Quanto a umidade, ver resposta número 16.
29 - Quais as opções para fixar placas na parede?
R - Podem ser fixadas com parafuso e bucha na parede, amarradas ou penduradas com arame, a exemplo do que era feito com xaxim. Quanto mais exposição ao sol, melhor deve ser sua fixação. Saiba mais: Montagem de Vasos de Parede.
30 - Qual a política comercial da Coco Verde?
R - No mercado nacional contamos com três formas comerciais:
31 - Olá! Comprei recentemente dois vasos de parede feitos de fibra de coco. Ainda não conhecia o trabalho de vocês, mas o produto me chamou muito a atenção, pela beleza e pela aparente praticidade. Digo aparente porque, na verdade, não sei como usa-lo. Entrei no site e não encontrei as dicas que procuro. Por exemplo, que tipo de planta se adapta melhor, que prego ou parafuso é o ideal para fixar o vaso na parede, qual a freqüência de rega? A fibra de coco mantém a planta úmida por mais tempo? Enfim, sou mesmo leiga no assunto e qualquer orientação que vocês puderam me dar será muito bem vinda.
R - Pode ser fixado com parafuso e bucha na parede, pendurado como um quadro e depende muito da exposição ao sol quanto mais sol melhor deve ser sua fixação. Saiba mais: Montagem de Vasos de Parede.
O que vai determinar a freqüência das regas é o substrato, pois é ele que tem a função de manter as raízes com determinada umidade. Nossos vasos tem uma grande drenagem, favorecendo a eliminação do excesso de água e oxigenando as raízes. Saiba mais: Drenagem.
A fibra de coco na forma de substrato sim, como artefato retêm pouco. Acredito que estas respostas não vão lhe esclarecer o suficiente pois este assunto é muito extenso. Caso tenha dúvidas, favor entrar em contato por telefone, onde poderemos lhe explicar com mais detalhes. Contato.
32 - Sou consumidora final e gostaria de comprar direto.
R - Infelizmente não poderemos lhe atender, pois só vendemos para comércios ou profissionais, como paisagistas e decoradores. Lhe enviaremos por e-mail o local mais próximo de sua residência para aquisição de nossos produtos.
33 - Eu gostaria de montar meus próprio vasos de parede de acordo com os ambientes que quero decorar. Vocês ensinam?
R - Nós não só ensinamos, como incentivamos. Passamos a montar alguns modelos apenas para criar o conceito, mas o ideal é que os profissionais aprendam a manusear nossos produtos e assim não ficarem dependentes de poucos modelos que colocamos no mercado. Para serrar o vaso ao meio, utilize serras bem finas com dentes pequenos do tipo para ferro, vai esgarçar menos a fibra. Saiba mais em: Montagem de Vasos.
34 - Precisamos ter um visual das etiquetas, pois ainda não as vimos.
35 - Plantei em um vaso de parede e quando eu molho escorre água suja, pode me dar alguma sugestão?
R - Nossas placas e vasos são permeáveis e quando molhar muito é natural que escorra o excesso de água , na verdade é bom que escorra pois assim sua planta não terá podridão de raiz. Você tem que optar por um substrato limpo, como o feito com coco . Normalmente as pessoas tem o habito de comprar terra ( terra é extrativismo, não renovável) e terra mais água dá lama. Para garantir caso tenha dúvida coloque o substrato escolhido no vaso de parede e lave tudo até não sair mais água suja, espere escorrer e pode colocar na parede. Melhor explicando, seria como coar café . Opte por substratos limpos e não exagere na hora de molhar.
36 - Após algum tempo um vaso de parede acabou soltando.
R - Caso o vaso de parede seja montado com parafuso pode com o tempo soltar e isto é facilmente corrigido se colocando outro parafuso ao lado. Recomendamos evitar o uso de terra que é muito pesada e força a estrutura. Para não ter problema na montagem utilize arame como era feito com xaxim.
37 - Seu site é um luxo, tem tudo!
R - Dedicamos muito tempo ao site pois tento demonstrar a diferença de nossa tecnologia no trabalho com a fibra de coco verde. Nosso maior problema é ser confundido com o que existe até hoje em fibra de coco. O site é uma maneira econômica de mostrar as diferenças.
38 - Após ser aguado o produto libera algum tipo de cheiro?
R - Não. Na presença de água ou não o produto é inodoro.
39 - Sou orquidófila e gostaria de sugerir para que se faça 3 furos na parte superior dos vasos para poder suspendê-los.
R - Não é necessária a existência de furos. Veja nestes links como é fácil suspender qualquer modelo de vaso: Vasos Cuia Pendurados (neste link é com arame, para vasos de barro utilizados com orquídeas). Neste link: Suspensão para Vasos, você pode ver outras formas simples e econômicas de se suspender qualquer um dos nossos modelos.
40 - A "Linha Hidro", quando foi lançada?
R - Tudo será noticiado em primeira mão na nossa lista de discussão. Este lançamento será quase tão revolucionário dentro de sua área como foi nossa própria tecnologia. Estava em teste a mais de 6 meses dentro da empresa e agora vamos lentamente abrir para que seja testada pelos usuários.
41 - Onde é possível encontrar (telefone para divulgação e cidade)?
R - No momento só é possível ser encontrado direto com a empresa. Por enquanto não será liberado aos distribuidores.
42 - Qual a medida da placa e do vaso?
R - No momento estamos apenas com a placa menor, 20 x 20 x 2,5 cm. Todos nossos produtos poderão migrar para Linha Hidro. Como sempre que lançamos algo, gostamos de distribuir gratuitamente várias amostras. Peças pequenas permitirá uma maior distribuição. A Linha Hidro foi desenvolvida para placas e tutores, para facilitar o enraizamento dentro da fibra. Na questão do vaso, não vemos necessidade, já que a umidade é controlada pelo substrato.
43 - Qual a diferença em relação à outra linha?
R - Comparado com o xaxim, nossos produtos eram deficientes apenas na questão de manter umidade das plantas. Com este novo processo, nossos produtos terão capacidade de reter água e liberar na quantidade ideal para cada planta.
44 - Para que plantas essa nova linha é mais indicada e por quê?
R - De nossa parte, focamos o mercado de orquídeas e bromélias que são plantadas diretamente nas placas sem utilização de vasos. Mas como sempre acontece, os usuários vão acabar criando novas aplicações.
45 - Qual o preço médio?
R - Na Linha Hidro, os produtos terão acréscimo aproximado de 20% nos seus preços atuais.
46 - Tenho visto alguns materiais de fibra de coco nos supermercados, porém o que testei teve resultado desastroso. Depois olhando o material que testei, tinha um cheiro bem forte de borracha parecendo que o mesmo era impregnado de algum material sintético.
R - Este material de aparência sintética é látex, e já existe comercialmente a várias décadas. Com a dificuldade do xaxim estão testando de tudo. Látex em horticultura é bom para produção de mudas, pois em pouco tempo ele granula e perde seu efeito aglutinante, permitindo que as raízes ultrapassem o vaso e se fixem ao solo sem trauma. Para paisagismo, existem várias restrições ao produto e à forma como vem sendo comercializado (substituto do xaxim), inclusive, está infringindo Artigo 35 do código do consumidor. Munido da nota fiscal, pode pedir devolução do dinheiro. Não estamos querendo criar polêmica, são apenas colocações técnicas de fácil comprovação.